Cuidado com o uso de vírgula após “mas”! Temos notado que muitas pessoas estão pondo essa vírgula de forma errada, então resolvemos ensinar aqui quando fazê-lo.
Na maioria dos casos, saiba, NÃO há vírgula após “mas”, apenas antes!
Vamos explicar: a vírgula deve separar as conjunções adversativas PORÉM, TODAVIA, CONTUDO, ENTRETANTO, NO ENTANTO, e as conclusivas LOGO, PORTANTO, POIS e POR CONSEGUINTE.
É por isso que devemos escrever “O comandante, porém, mandou parar o navio”.
Mas as pessoas confundem e colocam o “mas” nessa lista acima, quando ele não deveria estar lá! E é erro pôr vírgula depois dele: está errado, portanto, escrever “Sou vegetariano já faz bastante tempo, mas, não consigo comer todo tipo de vegetal”.
Quando o “mas” estiver no começo da frase, tampouco podemos pôr vírgula depois dele: novamente é errado escrever “Mas, não quero entrar em mais detalhes”.
Mas, como sempre (ops, que vírgula é essa depois do “mas”?), há cuidados que devemos tomar: haverá vírgula depois do “mas” quando essa vírgula estiver separando um elemento intercalado – no caso desta frase, é “como sempre”. Uma dica: uma só vírgula depois do “mas” é sinal de que algo está errado. Se não forem duas (que isolam um elemento, ou seja, estão ligadas a esse elemento, e não ao “mas”), provavelmente sua frase está errada!
P.S. Tem dúvidas? Escreve pra gente nos comentários que a gente faz um post sobre o assunto!