Twitter chama a atenção de empresas

Twitter chama a atenção de empresas

NEGÓCIOS >> Presença no microblog pode dobrar a quantidade de mensagens postadas sobre a marca no serviço, diz pesquisa

Reprodução

Tela de votação para escolher o sabor da nova pizza da Pizza Hut de Porto Alegre; as sugestões foram feitas por seguidores da marca no Twitter
DA REPORTAGEM LOCAL

A presença de uma empresa no Twitter é capaz de dobrar a quantidade de mensagens postadas sobre a marca no serviço de microblog. A conclusão é de uma pesquisa do iDigo (Núcleo de Inteligência Digital).
O estudo analisou 91.145 mensagens trocadas no microblog sobre 50 marcas de relevância nacional, de oito setores econômicos, durante o período de 20 de setembro a 24 de outubro de 2009.
Cláudio Torres, consultor em marketing digital que participou da pesquisa, diz que o aumento expressivo no número de internautas brasileiros contribui para que as empresas deem mais atenção às mídias sociais. “Eram cerca de 28, 29 milhões de internautas em 2007. Hoje em dia os últimos números já falam em mais de 67 milhões”, diz.
Das 50 empresas pesquisadas, 42% têm perfil no Twitter e postam, em média, cinco mensagens por dia.
Embora as empresas que não têm Twitter também sejam citadas, o grupo que atua no microblog concentra 74% do volume total de mensagens trocadas sobre marcas no período.
Outros 11,2% das mensagens postadas que citam as empresas são retransmitidas a outros usuários. No setor de cosméticos, essa taxa chega a dobrar.
Sucesso
Algumas empresas entenderam o funcionamento das mídias sociais e fazem mais do que promoções ou divulgação de produtos e serviços.
No perfil da Sacks Perfumaria (@sacksperfumaria), cada seguidor representa uma doação de R$ 0,25 feita pela empresa para o Instituto Criar, dedicado à inserção de jovens de baixa renda no mercado de trabalho.
Outro exemplo é o perfil da Livraria Saraiva (@saraivaonline), que mantém um relacionamento bem pessoal no tom das respostas aos usuários, além de realizar concursos exclusivos para os usuários do microblog.
Em Porto Alegre, a rede Pizza Hut (@pizzahutpoa) abriu o perfil para sugestões de sabores de pizza enviados pelos seguidores.
“Recebemos 80 sugestões, numero que consideramos muito bom” diz a gerente de comunicação da empresa, Dana Chmelnitsky. “As cinco melhores foram escolhidas e colocadas em votação em nosso site”. O prêmio para o ganhador será um jantar com 8 acompanhantes. (ALEXANDRE ORRICO)
………………………
Publicado no jornal Folha de S. Paulo em 14 de abril de 2010.

Gostou? Compartilhe.

Você pode gostar.

Fale pelo WhatsApp

(11) 97628-5958

Fale pelo telefone

(11) 97628-5958

Envie um e-mail

revisao@3gb.com.br