Quando usar o hífen?

Aprendendo as novas regras ortográficas

 

 

Com as novas regras ortográficas em vigor desde 2009 (e obrigatórias a partir do ano que vem!), muita gente está com dificuldades em relação ao uso do hífen em palavras com prefixo. Pois bem, vamos dar uma ajudinha. Dá pra se dizer que as novas regras facilitaram muito esse uso.

A regra geral agora é que o prefixo se une à palavra sem hífen. Assim, passamos a ter infraestrutura, superamigo, coirmão, autoescola, autoconhecimento, semidesnatado, hiperinteressante, minissaia… Ops, aqui você notou algo estranho! Pois é, quando acontecer isso, deve-se dobrar o S ou o R (autorretrato, por exemplo).

 

E quando se usa o hífen? Fácil, quando a palavra seguinte ao prefixo iniciar por H ou pela mesma letra com que termina o prefixo! Hein? Assim: super-homem, intra-hospitalar, micro-ondas, mini-investigação, infra-assinado.

 

Não ficou bem mais fácil?

 

Ah, vale lembrar também que as palavras compostas também sofreram modificações. A maioria delas agora também perdeu o hífen: lua de mel, mão de obra, pôr do sol… Mas isso fica pra uma próxima, ok?

Gostou? Compartilhe.

Você pode gostar.

Fale pelo WhatsApp

(11) 97628-5958

Fale pelo telefone

(11) 97628-5958

Envie um e-mail

revisao@3gb.com.br