Pronome anafórico?

Nesse ano ou neste ano?

Você sabe o que é um pronome anafórico? É fácil: é um pronome que se refere a ideia ou elemento já presente no texto. Pra facilitar: se eu digo que quero comprar um carro, e que esse carro tem de ser preto, aquele “esse” ali atrás está se referindo a carro, não é? E carro já apareceu no texto, um pouco antes do “esse”. Então, “esse” está se referindo a ideia ou elemento já presente no texto. Sacou?

Por que é importante saber isso? Faz alguma diferença?

Faz, e toda! A outra opção é o pronome catafórico, que se refere a um termo que ainda não apareceu. Nesse caso (olha o “nesse” aqui, retomando a ideia da frase anterior), escreve-se com “st” (neste). Opa, complicou? Não, é fácil. Veja a seguinte frase: “Quero que aconteça exatamente isto: que ele se exploda”. Viu? O “isto” está se referindo a algo que ainda não apareceu no texto, a uma ideia que ainda está por ser introduzida!

Mas e faz mesmo tanta diferença?

Olha este (“este”, porque ele se refere à palavrinha que vem agora, e não a algo que já está no texto) exemplo: “Minha mãe nasceu em 1954. Nesse ano, o mundo viveu momentos únicos”. O que aconteceria se, em vez de usar “nesse ano”, a gente usasse “neste ano”? Simplesmente deixaríamos de falar de 1954, para falar de 2012, pois “neste ano” significa “no ano atual”! Olha como mudou completamente!

Então, cuidado na hora de usar isso/isto, esse/este, nesse/neste; dependendo da escolha que você fizer, pode mudar todo o sentido do texto!

Gostou? Compartilhe.

Você pode gostar.

Fale pelo WhatsApp

(11) 97628-5958

Fale pelo telefone

(11) 97628-5958

Envie um e-mail

revisao@3gb.com.br