Por que escrever corretamente?

Deveria parecer óbvio, mas às vezes é melhor explicar com calma. Escrever corretamente não é apenas questão de elegância, sofisticação ou sabedoria. Escrever corretamente trata-se de transmitir exatamente a ideia que se quer passar. Pode parecer pouco, mas é possível que exista uma enorme diferença entre o que você pensou e o que colocou no papel. Dependendo do caso, isso pode custar dinheiro ou incomodação. Quer ver?
Se você acha que não há diferença entre as seguintes frases (“O concurso começa em agosto, e você deve se inscrever neste momento” e “O concurso começa em agosto, e você deve se inscrever nesse momento”), saiba que você poderá perder a data de inscrição no referido concurso. Já é um mal bem grande, não?!
E por que isso acontece? Porque, na primeira frase, está dito que a inscrição é agora, neste momento, hoje. Na segunda frase, diz-se que a inscrição é somente em agosto, no mesmo mês em que começa o concurso. Temos certeza de que você não sabia que a substituição de apenas uma letra poderia mudar tanto o sentido da frase! Pois é. “Neste momento” significa agora, hoje, no momento presente. “Nesse momento” vai sempre remeter ao momento do qual o texto fala, e não ao momento atual. Agora imagine a substituição sem critérios de uma palavra por outra em um contrato, por exemplo! Já percebeu a lambança que isso pode causar?
E por que, na frase acima, escrevemos “isso”, e não “isto”? “Isso” vai sempre indicar algo que já foi dito no texto. “Isto”, algo que ainda vai ser introduzido. Exemplos? Para o primeiro caso: “Temos que escrever corretamente, pois isso nos ajudará a melhorar a comunicação”. E para o segundo: “Para melhorar nossa comunicação, temos de fazer isto: escrever direito”.
Há também outro uso para o “isso” e “isto”, que se refere à proximidade dos elementos na frase. Mas essa explicação fica para uma próxima!

Gostou? Compartilhe.

Você pode gostar.

Fale pelo WhatsApp

(11) 97628-5958

Fale pelo telefone

(11) 97628-5958

Envie um e-mail

revisao@3gb.com.br