Pontuação

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Não erre mais! Saiba tudo sobre pontuação!

  1. Vírgula

A vírgula é o sinal com maior variedade de uso; por isso, é aquele que oferece maiores oportunidades de erro. O principal é pensar que, a cada pausa da fala corresponde uma vírgula, o que é errado! Esquecer essa noção é o primeiro passo no sentido de utilizar a vírgula com segurança. A seguir, apresentamos as justificativas para emprego desse sinal.

  1. a) separar os itens de uma série

Ex. Quero uma bebida gelada, uma carne ao ponto e um prato de sobremesa.

Os itens são separados todos com vírgulas, com exceção dos dois últimos, que são unidos por “E”.

Ex. O cachorro, o urso, o elefante E o pássaro não comem mais.

Atenção: há um outro padrão, no qual todos os itens são separados por vírgula. Essa construção visa demonstrar que os elementos citados não esgotam os objetos envolvidos na situação.

Ex. Era um sujeito alto, calmo, silencioso. (Ele não era só isso, tinha outras características, mas são essas as que se quis destacar).

  1. b) separar orações ligadas por conjunções coordenativas

As orações coordenadas por E, MAS, NEM, OU ou POIS vêm separadas por vírgulas.

Ex. Não vou dar presentes no Natal, NEM espero receber coisa alguma.

Atenção: só se emprega a vírgula antes do E quando ele liga duas orações de sujeitos diferentes.

Ex. O pai saiu cedo de casa, e a mãe ficou até mais tarde.

Atenção: quando as orações forem curtas, pode-se omitir a vírgula; nunca, porém, antes do POIS.

Ex. Tentei falar mas não deixaram.

Ex. Ela está em casa, pois vi a luz acessa.

  1. c) separar adjuntos adverbiais deslocados

Sempre que o adjunto adverbial vier for a de sua posição normal (que é no fim da frase), deve ser separado por vírgula.

Ex. Em dois anos de trabalho, jamais havia falado com meu colega.

Quando o adjunto for de pequena extensão, a vírgula pode ser omitida.

Ex. Ontem passamos o dia pescando.

  1. d) separar aposto e vocativo

O aposto vem sempre separado por vírgula.

Ex. José, marido da secretária, é um bom sujeito.

O vocativo (usado para chamar a atenção do interlocutor) segue a mesma regra.

Ex. Não sei, Carlos, se isso dará certo.

Ex. Só tem uma Coca-Cola na geladeira, mãe.

  1. e) separar elementos intercalados

Os elementos intercalados podem ser comentários sobre o que está sendo dito, expressões que exemplifiquem o que se diz, que estabelecem um contraste ou conjunções adversativas e conclusivas (PORÉM, TODAVIA, LOGO, PORTANTO…).

Ex. A lua, voce sabe, não é o único satélite da Terra.

Ex. Ele conhece, além disso, nossa verdadeira história.

Ex. A baleia, não José, é quem me preocupa. Quero o jantar feito pelo cozinheiro, não pelo jardineiro.

Ex. O comandante, porém, mandou parar o navio. Ninguém sabia, portanto, se a medida era acertada.

  1. f) separar elementos não-restritivos

As orações não-restritivas referem-se a todo o conjunto ou a um elemento já apresentado e definido anteriormente. São sempre isoladas por vírgulas.

Ex. O prefeito da cidade, que não era burro, mandou prender o impostor.

  1. g) indicar a supressão do verbo

A supressão do verbo (elipse) deve ser indicada por uma vírgula, que aparece exatamente no local de sua supressão.

Ex. Maria colhia amoras, e João, pitangas

Atenção: essa situação ocorre apenas quando os sujeitos são diferentes; se tivermos um elemento composto, a vírgula seria inadequada.

Ex. Maria colhia amoras e pitangas.

1.1 Vírgulas desnecessárias

Ao pontuar, evite os seguintes erros.

  1. a) separar o sujeito do verbo, o verbo do complemento ou o adjetivo do substantivo

Ex. A chuva muito prolongada, causou danos consideráveis. ERRADO

Ex. Por que tinha de agüentar aquele menino, mal-educado? ERRADO

Ex. O gato do menino que mora na casa ao lado do Armazém, fugiu pra Bahia. ERRADO

  1. b) separar elementos compostos, unidos por uma conjunção coordenativa

Ex. Perdeu o emprego, e a noiva. ERRADO

  1. c) separar adjuntos adverbiais curtos ou em posição normal na frase (a posição normal é sempre no fim da frase)

Ex. Domingo, fui ao estágio. ERRADO

Ex. O atacante esperou a saída do goleiro e atirou a bola, no canto esquerdo. ERRADO

  1. d) separar orações restritivas

Ex. Todo jovem, que tem a cabeça no lugar, prefere uma bicicleta mais simples. ERRADO

  1. e) colocar vírgula antes do primeiro ou depois do último item de uma série

Ex. História, Geografia e Português, são matérias que não me agradam. ERRADO

  1. f) colocar vírgula depois de conjunção coordenativa

Ex. Sou vegetariano desde pequeno, mas, não consigo me sair bem no colégio. ERRADO

Ex. Deve ter ocorrido algo de ruim, pois, encontrei-a de luto. ERRADO

EXERCÍCIOS

Colocar vírgula onde convier.

Pelos campos pelos bosques por sobre as árvores acima do canto dos pássaros acima dos silvos do vento ouvia-se o apito da locomotiva.

Os dias passavam e o pé de laranja-lima ia de mal a pior.

Não é fácil pegar o trem das 12h pois o sinal para sair toca exatamente ao meio-dia.

Ou as notas de matemática saíram trocadas ou acabo de jogar pela janela mais um semestre de estudo.

Sempre gostei de dar pipoca às pombas nos dias de chuva.

Depois de sete dias de trabalho os diretores da empresa a fim de assegurar sua permanência resolveram aumentar-lhe o salário em 100%.

Todas as vezes em que tentei colocar a coleira em meu cachorro ele terminou mordendo minha perna.

Sim Luiza Paulo é meu filho.

Você verá meu amigo que a vida é dura.

Quero recordar aqui suas virtudes não seus defeitos.

Além disso gostaria de mandá-lo às favas!

A idéia de que voltaria a vê-la contudo mantinha-me nadando.

Os adolescentes que completam 18 anos podem tirar carteira de motorista.

No fundo do meu quintal havia uma porta sem pintura. A porta que estava trancada dava para os fundos de uma velha casa.

O convite dizia que as meninas deveriam levar os salgadinhos; os meninos as bebidas.

Eu ficarei com as brancas e tu com as pretas.

Ponto-e-vírgula

Seu emprego resume-se às três situações seguintes.

  1. a) entre duas orações coordenadas não unidas por conjunção coordenativa (E, NEM, MAS, OU, POIS)

Ex. Nós não quisemos resistir; a situação parecia tensa demais.

  1. b) separar, numa série, itens que já contêm vírgulas

Ex. Vermelho é o sinal para parar; amarelo, para aguardar; e verde, para seguir adiante.

Ex. Poucas pessoas compareceram ao funeral: Maria, sua irmã; João, seu cunhado; Helena, sua fiel enfermeira.

  1. c) separar orações ligadas pelas conjunções CONTUDO, ENTRETANTO, POR CONSEGUINTE,CONSEQUENTEMENTE, PORTANTO

Ex. A lebre corria muito; contudo, a tartatura fazia uma média melhor.

Ex. A presença é obrigatória; portanto, os alunos não têm escolha.

Dois pontos

Empregam-se os dois pontos em três situações básicas:

  1. a) para introduzir uma série de itens

Atenção: os dois pontos só poderão ser empregados se a introdução for uma oração completa!

Ex. As frutas que mais gosto são pitanga, butiá, laranja e goiaba.

Ex. As frutas que mais gosto são: pitanga, butiá, laranja e goiaba. ERRADO

Ex. Gosto muito de certar frutas no verão: pitanga, butiá, laranja e goiaba.

  1. b) para introduzir uma citação formal
  2. c) entre duas afirmativas, quando a primeira introduz claramente a segunda, que lhe serve de explicação ou esclarecimento

Ex. Uma coisa era certa: ele não iria perdoá-lo.

Ex. Vieram os parentes, o cachorro e os passarinhos: uma verdadeira bagunça.

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