Qual o correto, Internet ou internet?
Aí está uma palavra que não dá pra ignorar. Hoje o mundo gira em torno dela. Mas muitas pessoas ainda têm dúvida sobre a forma mais adequada de escrevê-la, se com inicial maiúscula ou minúscula. Vamos dar uma ajuda aqui!
Bem, os dicionários de língua portuguesa não são unânimes nesse quesito. O Houaiss traz uma observação: “Inicial por vezes maiúscula”, o que não resolve nossa dúvida. O Aulete faz a mesma coisa, e o Priberam vai mais além: diz “Geralmente com inicial maiúscula”. Mas todos, no verbete, usam-na com caixa baixa. E agora?
Bem, recorremos ao professor Cláudio Moreno. Diz ele: “Tudo indica que a vencedora, já definida, é a forma com a inicial minúscula“. E explica:
“Michael Quinion, o talentoso autor do sítio World Wide Words, diz que, no início, nos anos 60, o termo era escrito em minúsculas. Na década de 80, no entanto, passou a ser grafado com a inicial maiúscula, como se fosse um nome próprio — até recentemente, quando a espantosa divulgação desta rede globalizada pressionou a consciência dos falantes a considerarem-na um substantivo comum. Ela entrou em nossas vidas como o telefone, o rádio e a televisão, e aquele I em caixa alta foi se tornando cada vez mais estranho. É mais ou menos o que aconteceu com produtos industriais que se tornaram nomes genéricos, como a gilete, o bandeide e o xerox. Segundo Quinion, a importantíssima revista Wired terminou de adotar, como norma, internet, net e web definitivamente em minúsculas, o que representa um sinal de qual será a forma sobrevivente.”
Nós concordamos, e adotamos por padrão a forma com minúscula. E você, o que acha? Qual sua forma preferida?