O problema das iniciais maiúsculas inadequadas

Vejam o problema de usar maiúscula ou minúscula sem seguir a norma padrão. O texto abaixo foi extraído do site de uma revista de grande circulação.

 

E aí surgiu um problema: “Estado” com caixa-alta designa nação, país. Quando se refere a unidade da federação (Santa Catarina, Pernambuco, etc.), o correto é caixa-baixa.

Vejamos no dicionário Houaiss:

 

Note, em nosso grifo amarelo, que o dicionário só indica o uso de maiúscula naquelas acepções. Para divisão territorial, ele não fala em maiúscula (aliás, no exemplo que dá, deixa clara a inicial minúscula).

 

Adotar o “tanto faz” pode gerar dúvidas e problemas: nessa matéria, por exemplo, se diz que São Paulo é o terceiro lugar no mundo com mais casos, incluindo países inteiros? Ou só regiões, províncias, estados (com minúscula)?

 

Quando se usa maiúscula para indicar “estado de um Estado”, nunca se sabe com certeza do que se está falando, por isso achamos bastante ruim que diversos veículos de comunicação grafem dessa forma. Se é possível ser claro, por que adotar uma grafia que pode confundir?

 

Clareza é fundamental!

Gostou? Compartilhe.

Você pode gostar.

Fale pelo WhatsApp

(11) 97628-5958

Fale pelo telefone

(11) 97628-5958

Envie um e-mail

revisao@3gb.com.br