Vamos falar de um erro FEIOOOO pra caramba, mas que se multiplica por aí em tudo que é lugar?
“Após receber o contrato, o mesmo deve ser assinado em duas vias”
“Falamos com o responsável, mas o mesmo se mostrou inflexível”
E a famigerada frase de porta de elevador: “Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo se encontra parado neste andar”.
Não e não, gente! “O mesmo” usado nessas frases está erradíssimo. E é um erro feio. Aprende com a gente!
“O mesmo” não pode ser usado para retomar alguma coisa que já apareceu no texto. Nunca. Muitos usam com a ideia de evitar a repetição de uma palavra que já apareceu. “Ah, pra não escrever ‘Após receber o contrato, o contrato deve ser assinado…’, vou colocar ‘o mesmo’. Vai evitar a repetição e vai ficar ‘elegante’.” Não, vai ficar errado, e vai ficar feio.
E a real é que é facílimo resolver o problema. Basta usar um sinônimo, ou, mais fácil ainda, usar “ele”, “ela”: “Após receber o contrato, o documento deve ser assinado…”, ou o melhor: “Após receber o contrato, ele dever ser assinado…”.
Por que evitamos tanto os simples e corretos “ele” e “ela”, que em português podem se referir, ao contrário do inglês, a objetos?
Pra piorar, nesta semana recebi mensagem da escola da minha filha, sobre avaliação a distância nesta época de pandemia:
“As atividades poderão ser realizadas em folhas avulsas e uma foto das mesmas deverá ser enviada por e-mail”. Aaaaaarrrrrrghhhhhh! Tão fácil e correto escrever “uma foto delas”.
Então, da próxima vez que perceber que você cometeu esse erro, volta lá no texto e muda pra “ele, dele, ela, dela”, por um sinônimo – e tem até vezes em que nem precisa de nada, você vai ver que somente excluindo a palavra o texto continua claro, com sentido, e sem o lamentável “o mesmo”. Beleza?
Última dica: existe somente uma situação em que “o mesmo” está correto: quando você puder trocar, sem mexer em mais nada na frase e mantendo totalmente o sentido, por “a mesma coisa” ou “igual”. Fora disso, é um baita erro, ok?
Exemplo:
João pediu demissão, e estou pensando em fazer o mesmo.
=
João pediu demissão, e estou pensando em fazer a mesma coisa.
Um abraço!