Plural de modéstia. O que é isso?
Hoje vamos contar e ensinar uma coisa que poucas pessoas conhecem, e que pode ser um diferencial na hora de você se comunicar (afinal, nosso objetivo aqui na 3GB Consulting é esse, né!).
Chama-se plural de modéstia, e consiste no emprego na primeira pessoa do plural (“nós”) no lugar da primeira pessoa do singular (“eu”). Hein? Como é isso?
Veja o que você acha destas frases:
Sejamos breve e direto.
Estamos honrado de estar presente neste evento.
Achou estranho? Parecem erradas? Não falta concordância, não deveria ser “breves e diretos”, na primeira frase, e “honrados”, na segunda?
Pois é. Olhe que justificativa interessante achamos no site www.portugues.com.br:
“Sua origem remonta à condição expressa pelos antigos reis de Portugal, em que eles, na tentativa de amenizar a distância que os separava do povo, utilizavam um estilo modesto, fazendo uso do referido pronome. Até que no início do séc. XVI, com D. João III, teve início o absolutismo real, fato que culminou na retomada do uso da primeira pessoa do singular. Todavia, os altos prelados da Igreja ainda continuavam fazendo uso do pronome “nós”, como forma de humildade e solidariedade para com os fiéis. Dessa forma, mediante o crescimento daquela instituição em poder e bens, tal uso passou a “soar” como uma atitude contrária à modéstia, denotando assim um instinto de grandeza – razão pela qual o plural de modéstia é também chamado de plural majestático.
Prosseguindo com nossa discussão, torna-se relevante mencionar que o uso de tal forma ainda se faz presente por intermédio de alguns escritores, oradores e políticos, cujo intento, principalmente em se tratando destes últimos, é tão somente evitar marcas de individualismo em seu discurso, fazendo com que os leitores, ouvintes e até mesmo correligionários compartilhem das ideias por eles proferidas, bem como para afastar qualquer noção de vaidade ou orgulho.”
Legal, né? Agora você dispõe de mais um recurso para incrementar a qualidade da sua comunicação!